Homem com elementos tecnológicos com fundo de caminhão representando indústria

Indústria 4.0: as principais tendências do setor no Brasil

Marcada pela entrega de processos mais ágeis, eficientes e autônomos, a Indústria 4.0 ganhou força no mercado Brasileiro nos últimos anos.  Inclusive, o conceito da quarta revolução industrial foi mencionado pela primeira vez em 2011, na Alemanha, durante uma feira tecnológica que ocorre anualmente, desde então não parou de ser citado.

Quando se trata de Indústria 4.0, podemos definir como algo que está diretamente ligado ao salto tecnológico que ocorreu com a evolução do mercado.  Os produtos e soluções criados e oferecidos são altamente avançados, como a Inteligência Artificial (IoT), Big Data, Cloud Computing,  Sistemas Integrados, entre outros.

Acontece que, com a pandemia do novo coronavírus, empresas se interessaram ainda mais em adquirirem novos serviços digitais. Afinal, mesmo se tratando de um momento de crise, o investimento na Indústria 4.0 é facilmente transformado em lucro e se torna um grande aliado do negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, as empresas que adotaram a tecnologia da Indústria 4.0 se saíram melhor da crise. Além disso, entre aquelas que possuem até três tecnologias integradas aos processos, 54% já registram um lucro igual ou maior que o período pré-pandemia.

No entanto, com essa expansão ocorrendo de forma acelerada no mercado, é imprescindível que empreendedores acompanhem quais são as principais tendências oferecidas e saibam usá-las ao seu favor. Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências do setor no Brasil.

Confira:

Big Data

Com o grande volume de dados que geramos, é praticamente inviável realizar qualquer tipo de análise manualmente. Sendo assim, o Big Data oferece a tecnologia necessária para mensurar dados de forma assertiva e rápida, melhor entendendo o comportamento do seu negócio no momento.

Internet das Coisas (IoT)

Com foco em impactar positivamente a nossa rotina, por meio da Internet das Coisas, poderemos controlar soluções do dia a dia.  Esse tipo de tecnologia, inclusive, é integrada com eletrodomésticos.

Cloud Computing

Conhecido como “Computação na Nuvem”, é o tipo de recurso que permite o uso remoto de serviços da computação. Uma vez que todas as informações estão armazenadas na nuvem, é descartado o uso de diversas máquinas e programas e o ambiente pode ser acessado de qualquer lugar.

Leia mais: 5 benefícios de aplicar o Cloud Computing no seu negócio

Sistemas Integrados

Podemos definir como um processo que visa unir soluções diferentes e que trabalham juntos para executar múltiplas atividades, com objetivos bem definidos. Além disso, busca reunir informações acessíveis a todos os colaboradores da empresa em um único local.

Nesse cenário, a expectativa é que a indústria siga em expansão e que novas tendências entrem em alta nos próximos anos. Afinal, se trata de algo que traz benefícios para todos os envolvidos no processo e que destaca negócios que fazem o seu uso no mercado.

Agora, a pergunta que não quer calar é: a sua empresa está preparada para fazer parte da Indústria 4.0? Se a resposta for sim, continue acompanhando o nosso blog e absorva o máximo de conhecimento necessário sobre as principais tendências do mercado de tecnologia.

Leia mais: Computadores para empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *