Mãos segurando uma nuvem com elementos de tecnologia

Descubra como usar o Cloud Computing a seu favor

Temos certeza de que em algum momento você já escutou algo sobre a famosa Cloud Computing, ou para os mais íntimos, a Cloud.

Mas você saberia definir o que realmente é? Pensando em como melhor direcionar escolhas em meio a um portfólio tão amplo de opções, hoje, em especial, vamos falar um pouco sobre esse assunto.

Com o avanço da transformação digital, muitas empresas já se conscientizaram da importância de utilizarem novas tecnologias para a expansão e destaque no mercado.

No entanto, muitos empreendedores ainda encontram dificuldades em acompanhar as principais tendências tecnológicas e, principalmente, em saber fazer o uso correto de tudo que tem sido oferecido como inovador.

Computação na Nuvem

O termo conhecido como “Computação na Nuvem” refere-se a um conceito tecnológico que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade com a internet. Ou seja, é possível que os usuários acessem uma determinada informação de qualquer computador, celular ou tablet, sem a necessidade de conectar-se a um servidor ou computador local.

Quer um exemplo claro disso? Quando armazenamos documentos, realizamos backup de arquivos, assistimos a  um filme na Netflix, temos um contato direto com a computação na nuvem.

5 benefícios de aplicar a Cloud Computing

Levando em consideração a importância desse tipo de tecnologia, separamos os 5 principais benefícios de aplicar a Cloud Computing no seu negócio. Confira:

  1. Redução de custos

    Não poderíamos deixar de começar pelo principal: o caixa da sua empresa. Talvez você esteja se perguntando qual a ligação direta do serviço com o financeiro. Afinal, quase sempre pensamos que adquirir algo que esteja relacionado a fazermos novas “dívidas”, mas podemos te provar que com essa tecnologia é diferente.

    Uma vez que a Cloud Computing permite o acesso de dados de qualquer lugar e dispositivo, isso acaba impactando diretamente na redução de custos com infraestrutura, manutenção e renovação de equipamentos.  Você não ficará mais dependente de uma equipe de infra para realizar todo e qualquer serviço, pois tudo ficará centralizado em um só lugar.

    Além disso, um recente estudo realizado pela consultoria Forrester aponta que o ROI de empresas que migraram para o serviço em nuvem chegou a 304% – já ajustado ao risco – após três anos de uso das ferramentas.
  2. Ganho de tempo com processos

    Desde processos diários até mesmo a implantação de soluções sob demanda, a Cloud Computing garante agilidade e praticidade na execução de tarefas. Sendo assim, apenas com um clique, você pode adicionar novos recursos tecnológicos para a gestão da sua empresa.

    Além disso, a Computação na Nuvem também otimiza a realização de projetos em equipe, tendo em vista que todos os membros do time poderão ter acesso online às informações e dar andamento remoto a uma ação sempre que necessário
  3. Maior produtividade

    Quando o assunto é ganho com a aplicação da Cloud Computing, podemos afirmar que o mesmo também causa um efeito positivo na produtividade dos colaboradores que atuam na companhia. Com o uso da tecnologia, que descarta em grande índice a necessidade de atividades puramente operacionais, sua equipe poderá focar em atividades estratégicas que geram ainda mais valor para o seu negócio.
  4. Atualizações automáticas de software

    Ainda pensando em produtividade, a tecnologia de Cloud Computing coopera com o tempo gasto em instalação e atualização de software. Qualquer atualização realizada é feita em nuvem e pode ser utilizada por todos. Além disso, se ocorrer atualizações no sistema, os usuários já poderão acessar a última versão de forma instantânea.

    Afinal, tempo também é dinheiro!
  5. Seja destaque no mercado

    De todos os benefícios internos já citados, todos refletem em um único parâmetro externo: o destaque no mercado. Os recursos geram valor para o negócio e, principalmente, o fortalecimento do mesmo diante da concorrência.

Quando apostamos em novas tecnologias, apostamos também no crescimento do nosso negócio. Por isso, não deixe de investir em tendências que tem como objetivo revolucionar a forma como consumimos e lidamos com a transformação digital.

Uma reflexão comum acerca disso é sobre o uso de computadores convencionais.

Afinal, se a grande tendência do mercado é armazenar a maioria das informações na Nuvem, em grandes servidores, está na hora das máquinas comuns serem deixadas de lado.

Se você ainda não sabe como isso é  possível, te convido para conhecer mais sobre o Thin Client, um produto que garante revolucionar a forma como a sua empresa consome tecnologia de Cloud.

Saiba mais: O que é thin Client?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *