Homem sorrindo com celular na mão apontando para uma tela de servidores

Por que usar a Virtualização de Desktop?

Quando o assunto é Virtualização de Desktop primeiro você precisa entender a real:

Atualmente, os negócios precisam do maior entendimento possível quanto ao uso de novas tecnologias.
O cenário que vemos é de espaços de trabalho sobrecarregados com computadores rodando lentamente, softwares desatualizados, dados descentralizados e duplicados, e até mesmo ataques de vírus

Tudo isso ameaça o seu ambiente de trabalho a cada dia que passa.

Para manter a ordem, a equipe de suporte técnico ou até mesmo você, ficam conectados ao telefone ou correndo por todos os departamentos da empresa para resolver problemas.
São novas atualizações aqui, removendo vírus ali. Instalação de novos computadores. Você fica horas diagnosticando cada problema perdendo tempo e muito recurso.

A Virtualização de desktops vem como uma solução para esses e outros problemas.
Imagine um cenário onde você não precise mais gastar com substituição em massa de computadores a cada 3 anos.

Ou que não fosse mais necessário investir periodicamente em extensos cronogramas de atualizações e licenciamentos de softwares. Parece ideal, certo?

A virtualização elimina os riscos de perda de dados além de trazer um gerenciamento mais centralizado e, por consequência, você tem muito mais segurança para o seu sistema.

Thin Client e Virtualização de Desktop: Como isso funciona na prática?

A Virtualização de Desktop é o conceito de isolar uma instância do sistema operacional, por exemplo o Linux, da máquina que vai usá-la.  Isso pode ocorrer com um Desktop, notebook, ou através de dispositivos chamados de terminais burros, como um Thin Client.

O que é Thin Client?

O Thin Client é um aparelho altamente compacto, econômico e capaz de executar todas as tarefas comuns de um computador.

Ele funciona como um computador com configuração de hardware e software enxuta, conectado em um servidor que hospeda aplicações e arquivos utilizados por ele. Todo o processamento é feito pelo servidor, cabendo ao Thin Client apenas a exibição na tela do que é executado.

Você tem uma estrutura centralizada que armazena e executa o processamento de todos os desktops de sua empresa. Falando de uma forma mais simples, é como se cada estação de trabalho da empresa fosse um usuário de um Windows central.

O que isso significa? Que na próxima vez que você precisar de uma atualização de software, incluir um novo aplicativo ou aplicar uma atualização de segurança no seu desktop, tudo o que você precisará fazer é atualizar a imagem dele no servidor central.

Diferente dos desktops que precisam ser substituídos em média a cada 3 anos, os Thin Clients necessitam apenas de atualizações para se manterem rápidos e eficientes como no dia em que você os comprou, sendo muito mais durável, e no fim você vai passar muito mais tempo com eles.

Saiba mais: Computador para empresas: qual comprar?

Os dispositivos Thin Client não possuem informações armazenadas e, para adicionar um novo ao seu ambiente, basta plugá-lo em sua rede, realizar uma configuração básica e acessar remotamente o servidor. Em seguida, é feita uma atualização/liberação no servidor e o seu novo terminal estará pronto para trabalho.

Quais as vantagens do Thin Client:

Soluções de TI são cada vez mais importantes e necessárias hoje em dia.

Investir em tecnologia não é luxo.

O fato é que tudo gira em torno de sua real necessidade e a economia gerada, para que no fim das contas, a relação custo x produtividade seja sempre positiva para a sua empresa.

Se você usa uma estrutura de informática comum em sua empresa, ou seja, cada funcionário possui um computador completo (CPU individual), você utiliza uma estrutura cara e está perdendo dinheiro não só com os ciclos intermináveis de troca de equipamentos e manutenções como em energia elétrica.

Conheça abaixo algumas das vantagens da implementação do Thin Client na sua empresa:

  • Acesso remoto: uma vez que o seu ambiente de virtualização está montado, seus funcionários podem trabalhar remotamente acessando a área de trabalho de qualquer lugar através de um notebook, tablet ou dispositivo móvel com as mesmas condições.
  • Maior produtividade: os desastres podem atrapalhar a vida do seu negócio, mas com essa tecnologia os seus funcionários poderão acessar todas as informações como e-mails, arquivos e toda a base de dados que eles necessitam para trabalhar com a máxima eficiência, e isso faz toda diferença. Além disso, seu trabalho estará sempre seguro. O seu valioso tempo não será desperdiçado se por um acaso ocorrerem desastres como quedas de energia ou problemas com sistema corrompido, pois tudo está concentrado no servidor.
  • Economia de Energia: o Thin Client gasta 97% menos energia que os computadores convencionais, resultando em economia de até R$300,00/ano por cada estação de trabalho.
  • Economia com Hardware: para mantê-lo funcionando, basta fazer atualizações simples fornecidas pelo fabricante. O seu Thin Client se manterá novo por muito mais tempo.
  • Economia com Software e Licenças: você vai economizar pois não precisará de uma licença para cada máquina dos programas que utiliza.
  • Segurança: elimine aflições e dinheiro gasto em atualizações de programas, ataque de vírus, reparos e novos computadores pessoais.
  • Sustentável: o consumo de energia é desprezível quando comparado a soluções convencionais. Além disso, os terminais são duráveis e são trocados com frequência bem menor do que as soluções convencionais, gerando uma quantidade menor de lixo eletrônico.

A Thin Client Brasil é uma empresa brasileira que oferece soluções para que você que quer renovar ou iniciar a sua infraestrutura de computadores de forma mais econômica, inteligente e sustentável.

Assine a nossa newsletter de forma gratuita e aprenda como transformar a gestão da infraestrutura de TI no seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *