Thin Client Brasil

Produtividade, Segurança e Economia

O que é thin client?

Terminal burro Muitas pessoas chegam ao site sem saber o que seria um thin client, alguns já ouviram falar, mas não conhecem o funcionamento e outros estão se deparando agora com essa grande ferramenta. O thin client funciona como um terminal burro que aproveita os recursos do computador que está associado. Abaixo iremos detalhar mais o que é um thin client:

A maioria dos recursos dos computadores, hoje em dia, não é plenamente aproveitada. A tecnologia utilizada pelo thin client é uma solução que otimiza o funcionamento de um PC de forma que diminua o tempo de ociosidade dele.

O thin client é um equipamento que funciona como um mini PC, mas não possui, em sua estrutura interna, HD, processador e memória (não como os convencionais). Apesar de sua estrutura simples, com ele é possível obter uma rede de baixo custo e de fácil manutenção, dentre outros benefícios.

Servidor com thin clients

Com a implantação de thin clients e apenas um computador (host ou servidor) é possível gerar várias estações de acesso. A configuração do servidor depende do número de terminais e das necessidades dos usuários da rede. Esta deve ser bastante pensada antes de elaborar e formatar o ambiente utilizado.

Além de ser bastante econômico, o thin client é ecologicamente correto. O consumo de energia é desprezível quando comparado à soluções convencionais. Outro ponto importante para a sustentabilidade é que os terminais são bastante resistentes (menos gastos com manutenção), não precisando ser trocados com a mesma freqüência de um computador normal, gerando assim menos lixo eletrônico.

Portanto, comprando thin clients sua empresa terá menos gastos operacionais e com equipamentos e ainda estará colaborando com a natureza.

Como funciona o thin client?

A expressão "thin client" tem sido também utilizada como um termo de marketing para categorizar máquinas projetadas para executar programas thin client.

Um thin client conta com um servidor de aplicativos que realiza as tarefas mais relevantes de sua lógica interna. O aparelho possui o mínimo de hardware e software na sua arquitetura. A partir de outro software, esse instalado no servidor (host), é possível utilizar os recursos do computador pelo thin client.

Organização dos thin client

As estações de thin client são equipadas apenas com o próprio thin client, com um monitor, teclado e mouse. A comunicação entre o servidor e essas estações se da através de rede (com ou sem fio). Os usuários desta rede utilizam suas estações de forma independentes o que faz parecer que eles estão utilizando máquinas convencionais.

A instalação deste software é bastante simples. Com ele é possível ter total controle das políticas de acesso aos recursos e demais programas (softwares) do Sistema Operacional existente no servidor. Em relação à instalação da rede, esta é feita da mesma forma que a convencional. Pode-se utilizar HUBs, switches e roteadores sem nenhum problema.

Porque usar o thin client?

O uso de thin client é muito recomendado em diversos ambientes. Uma empresa de telemarketing, de advocacia, uma lan house ou qualquer outro lugar que necessite de muitos computadores para realizar suas atividades são ideais para o uso dessa solução. Dentre os benefícios que podemos listar temos:

Diminuição da Ociosidade

Computadores convencionais, muitas vezes, não são totalmente aproveitados. Muitos recursos ficam ociosos a maior parte do tempo. Geralmente, um computador em uma empresa realiza atividades como confecção de planilhas, acesso a internet, leitura de documentos, dentre outras operações comuns ao funcionamento da parte administrativa da empresa. Este uso não corresponde a mais do que 20% do que uma máquina comum pode realmente oferecer.

Baixo Custo

Thin Client x PC convencional
A implantação, por ser bastante simples e de custo reduzido é indicada para empresas que desejam diminuir gastos com computadores. Custos com manutenção e upgrades futuros são bastante reduzidos. Os thin clients não têm a tendência e ficar tão obsoleto quanto os computadores convencionais.

Expansibilidade

Para expandir seu parque de máquinas, basta apenas adquiri um novo terminal, plugá-lo no switch e pronto, não precisando fazer a instalação de nenhum software ou sistema operacional para isso.

Aproveitamento de espaço

O thin client pode ser fixado na parte trazeira do monitor ou em qualquer tipo de superfície. Por ser bastante compacto, ele proporciona a organização de cabos e da mesa de trabalho do usuário.

Sustentável

Palavra do momento, que é muito bem definida quando falamos da quantidade de benefícios que podem ser conseguidos através da implantação desta estrutura. Segundo relatório da ONU (2010), O Brasil é o segundo colocado em descarte de material eletrônico por ano (cerca de 100 mil toneladas de PCs). Como os thin clients são bens mais duráveis do que os computadores convencionais, eles chegam ao mercado como uma alternativa para todo este problema mundial. Além disso, os computadores geram muito mais lixo eletrônico para o ambiente quando são descartados.

Operacionabilidade

Com o thin client, fica muito mais fácil qualquer tipo de migração de um sistema que uma empresa venha adotar, ou um novo sistema operacional a ser utilizado. Basta instalar o que é desejado em apenas um computador (host) e todos os usuários terão acesso.

Segurança

Este é um dos pontos mais importantes para profissionais de TI. O controle de acesso utilizado junto ao software que acompanha o produto é bastante simples e eficiente. Nele você poderá bloquear acesso de alguns usuários à MSN, alguns sites da Internet, dentre outros aplicativos indesejáveis. Outra vantagem é a facilidade em gerir a segurança dos dados da empresa. Todos os dados estarão concentrados no servidor, que com uma boa política de backup e redundância, pode garantir a integridade deles.